segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

ESCOLA MODELO DE ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO MELVIN JONES

FACULDADE DE ARQUITETURA - UFRGS

Autores: acad. Adriano Pilger & acad. Camila Canazaro

Ano: 2012/1

Disciplina: Projeto Arquitetônico VII 

Professores: Júlio Cruz e Silvia Morel

Localização do Projeto: Caxias do Sul, RS



O Projeto:


A Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul em convênio com a disciplina de projeto arquitetônico 7 da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS - propõe o lançamento de um projeto modelo de escola politécnica de ensino médio a ser implementado em todo o estado.

planta de situação
   
As escolas atenderão até 1.000 alunos do ensino médio, em três turnos, baseando-se em um novo modelo de ensino que visa aproximar o conteúdo escolar ao cotidiano do aluno, trazendo o ensino para o “mundo real”.



O projeto deverá não só constituir um local para ensino do conteúdo, mas sim oferecer qualidade espacial, identidade visual e conforto ambiental, caracterizando um ambiente fértil para o aprendizado dos alunos e um ponto de referência para a comunidade. 





esquemas setoriais

“Os edifícios estarão bem adequados se, desde o princípio, se tem em conta o clima do lugar em que se constrói, porque não há dúvida de que devem ser distintos os edifícios que se fazem no Egito dos que se fazem em Roma”. 
 Vitrúvio










ESTRATÉGIAS:

1. CLIMA:

estratégias quanto ao conforto térmico
Reconhecer as condições climáticas do sítio onde o projeto se localiza é fator imprescindível para a concepção de ambientes que garantam o conforto térmico de seus futuros usuários.



A posição geográfica do estado do Rio Grande do Sul permite tirar partido da variação da inclinação de incidência solar entre os meses de verão e inverno, de modo a permitir a irradiação durante os meses frios - onde o sol está mais "baixo" - e bloqueá-la nos quentes - onde o sol está mais "alto".



As grandes variações térmicas atmosféricas da região fazem com que a utilização da inércia térmica do solo seja algo desejável. Estudos demonstram que a variação de temperatura descresce exponencialmente com a profundidade do solo. Assim, a troca de calor com o mesmo - seja para absorção ou expulsão - pode trazer grandes benefícios para a manutenção do conforto térmico quando aliada a uma ventilação adequada.


esquemas de inércia térmica nos módulos
das salas de aula


2. IDENTIDADE VISUAL x IDENTIDADE INDIVIDUAL:


Muito além do local onde os mestres ensinam e os mais jovens aprendem, a escola é o ambiente onde os estudantes experimentam, vivem e convivem. Para isso, deve ser projetada para que permita o desenvolvimento de cidadãos plenos e estimular a criação de comunidades unidas e integradas.


acesso a escola Melvin Jones

vista do terraço verde sobre os módulos de sala de aula




3. SALAS DE AULA ESPECÍFICAS PARA CADA DISCIPLINA


sala de português
O sistema tradicional de ensino público brasileiro atribui a cada turma de alunos sua própria sala de aula. A troca de professores entre salas consitui um obstáculo ao ensino, pois impõe ao profissional a utilização de recursos didáticos presentes em cada ambiente ou de material que possa ser transportado com facilidade.



sala de espanhol
Atribuir salas de aula específicas a disciplinas, ao invés de turmas, garante aos professores liberdade para criar ambientes condizentes com o tema abordado em aula e equipar estes ambientes com materiais e recursos didáticos apropriados, trazendo benefícios significativos ao aprendizado.







4. SALAS MODULARES:


O projeto propõe dois tipos de salas modulares que podem atender a inúmeras configurações espaciais. Isso permite ao administrador escolher a combinação de módulos mais adequada às necessidades da escola e ao professor a apropriação do ambiente, equipando-o conforme seu uso.

O primeiro módulo constitui uma sala de aula com um ambiente, sendo dotada de ventilação cruzada subterrânea, iluminação natural dotada de prateleira de luz e clarabóia fosca de modo a proteger os alunos da incidência solar direta.

corte perspectivado da sala de dois módulos
O segundo módulo constitui uma sala de aula com dois ambientes, sendo dotada das mesmas características do módulo mais simples em adição a um espaço com pé-direito mais baixo, que permite a criação de um ambiente diferenciado, podendo ser utilizado para leitura, descanço, armazenamento de material ou alguma outra atividade distinta do ambiente principal.




5. PASSO-A-PASSO CONSTRUTIVO:





6. PERSPECTIVAS GERAIS:


ginásio poliesportivo
refeitório localizado no setor coletivo
vista corredor das salas de aula
vista do corredor térreo do setor coletivo








Um comentário:

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