FACULDADE DE ARQUITETURA - UFRGS
Autora: acad. Camila Canazaro
Ano: 2012/2
Disciplina: Trabalho de Conclusão de Curso
Professores Orientador: Júlio Celso Borello Vargas
Localização do Projeto: Caxias do Sul, RS
Área de Intervenção:
|
perímetro urbano do município de Caxias do Sul |
O sistema de transporte aéreo brasileiro vem sofrendo significativas transformações nas últimas décadas. Com o aumento da demanda de passageiros, os aeroportos brasileiros estão na lista dos mais lotados do mundo, tendo, nos últimos 8 anos, um aumento de 116% na demanda dos terminais de
passageiros. O poder público está fazendo grandes investimentos na área de transportes. É meta do
governo federal construir 80 novos terminais regionais até 2014, atendendo em proporção maior a
população e descentralizando o fluxo dos terminais centrais já superlotados. O estado do Rio Grande do Sul está incluído nestes planos de auxílio do governo federal e já possui diretrizes avançadas para novos aeroportos regionais no estado. O Departamento Aeroportuário do Rio Grande do Sul (DAP) vem trabalhando intensamente nos últimos anos, realizando estudos para a implementação de novos aeroportos em curto prazo, um na região serrana e outro na metropolitana. Os estudos feitos pelo DAP para a escolha da nova área para a Região Serrana apontam o distrito
de Vila Oliva em Caxias do Sul como a melhor localização para abrigar o sítio do novo aeroporto, que atenderá não só a cidade, mas toda região nordeste do estado.
|
terreno de intervenção |
O sítio para o futuro Aeroporto Regional possui uma área de 440 hectares suficiente para instalação da infraestrutura dos terminais de passageiros e cargas e se situa no distrito de Vila Oliva, ao leste do centro de Caxias do Sul. O local foi escolhido após diversos estudos de viabilidade realizados pelo Departamento de Aviação Civil do RS (DAP). Dentre os fatores decisivos na escolha destaca-se a boa topografia do local - uma das poucas áreas relativamente planas da região, o tipo do solo e a possibilidade e construção da pista com a orientação correta. Além disso, foi levada em conta a boa acessibilidade do terreno em relação à cidade de Caxias do Sul, estando distante 34 km do centro do município. O terreno pode ser acessado atualmente através da RS 453 (Rota do Sol) seguindo à estrada local de Vila Oliva, em um percurso recentemente asfaltado e em ótimas condições.
|
imagens do terreno (fonte: acervo particular) |
A característica rural e a posição mais afastada em relação ao núcleo urbano foi parte de uma decisão estratégica, pois elimina possíveis conflitos com edificações e usos existentes e reduz de forma considerável custos e procedimentos de desapropriação, agilizando o processo e permitindo maior liberdade para a implementação da infraestrutura em sua melhor configuração. Sua densidade de ocupação baixa é ideal para sítios aeroportuários, estando compatível com a ASA, Zona de Proteção do Aeroporto e de Zoneamento de Ruído.
O PROGRAMA:
O programa do Aeroporto Regional de Vila Oliva, de uma visão geral, é composto pelo Lado Ar (Pátio de Aeronaves, Pistas de pouso e decolagem, Pistas de Taxi), Edificação (TPS-Terminal de Passageiros e Edificações de Apoio) e Lado Terra (Sistema viário de acesso e Estacionamento de Veículos).
Foi dimensionado para atender a demanda de 730 mil passageiros por ano, contabilizando cerca de 580 passageiros no horário de pico. O pátio de aeronaves comporta até 10 aeronaves, e o TPS funciona de modo a atender 2 aeronaves simultâneas na pista. O dimensionamento do TPS foi feito segundo os padrões IATA, adequando o projeto ao Nível B de conforto (alto nível de serviço; condições de fluxo estável; poucos atrasos; alto nível de conforto). Para tal, foram utilizadas as maiores aeronaves para dimensionamento, como B767-200 (290 passageiros) e A300 (270 passageiros).
O PROJETO:
O edifício é feito por uma seqüência de vigas treliçadas, constituídas de três grandes arcos, os quais formam as 3 grandes zonas do aeroporto: Saguão Principal, Embarque e Desembarque. Busquei sempre dar uma maior clareza ao fluxo dos passageiros, levando isso a concepção dessas 3 grandes áreas.
|
vista aérea do Terminal de Passageiros e da TWR |
|
acesso principal do TPS |
|
pátio de aeronaves |
|
saguão principal |
|
saguão de desembarque - área de lojas e cafés |
|
vista do saguão principal do mezanino
ESQUEMA ESTRUTURAL:
|
|
conjunto de arcos tubulares treliçados |
|
união dos arcos treliçados por treliças espaciais |
|
cobertura de telhas metálicas calandradas com isolamento térmico |
|
forro de madeira fixados nas treliças espaciais |
|
forro e telha metálica fixados nas treliças espaciais |
|
distância do foro e telha suficiente para locação do sistema de ar condicionado |
|
claraboias com sistema de recolhimento de águas pluviais por dentro dos arcos treliçados |
|
vista geral de meio módulo estrutural |
muito bonito!
ResponderExcluirIncrível a modelagem da estrutura. Parabéns pelo projeto, é lindo, o modo como vc tomou partido no sistema estrutural na parte interna do aeroporto foi fantástico.
ResponderExcluirnossa,ja fazem 4 anos e nem saiu do papel
ResponderExcluirIsso é um trabalho acadêmico. Apenas isso. Não se deu conta?
ExcluirAdorei o seu projeto. Gostaria de te fazer uma pergunta com relaçao a essa estrutura: cada arco desse vencia qual tamanho de vão?
ResponderExcluirThe King Casino | Ventureberg
ResponderExcluirDiscover the rise ventureberg.com/ and fall of the king casino, one of the poormansguidetocasinogambling world's largest https://vannienailor4166blog.blogspot.com/ The Casino is operated 토토 by the King Casino Group. You 1xbet app can